Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

As imobiliárias e administradoras de bens não podem ofertar serviços advocatícios para seus clientes

É vedado prestar ou ofertar serviços de advocacia, assim como contratar advogados para prestarem serviços advocatícios para seus clientes.

Publicado por Tereza Freitas
há 6 anos

O entendimento é da 1ª turma de Ética Profissional do TED da OAB/SP, ao julgar caso em que a advocacia era exercida no mesmo endereço e para clientes da imobiliária.

A vedação para tal prática tem arrimo ao Art. 34, inciso IV, do Estatuto da OAB, e aos Arts. 5º e 7º do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Veja abaixo a íntegra da ementa aprovada na sessão de 26 de julho deste ano.

"PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS POR IMOBILIÁRIA E ADMINISTRAÇÃO DE BENS – IMPOSSIBILIDADE – ADVOCACIA NO MESMO ENDEREÇO E PARA CLIENTES DA IMOBILIÁRIA – VEDAÇÃO ÉTICA.

Sociedades sem possibilidade de registro na OAB (tais como imobiliárias e administradoras de bens) não podem prestar ou ofertar serviços de advocacia (art. 16 do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil) nem contratar advogados para prestarem serviços advocatícios para seus clientes.

Embora as sociedades leigas não estejam sujeitas ao controle do Tribunal de Ética e Disciplina, posto que não inscritas, podem responder perante a douta Comissão de Fiscalização e Defesa da Advocacia da OAB.

Em tese, advogados contratados por sociedades leigas (imobiliárias e administradoras de bens), empregados ou autônomos, não podem advogar para os clientes desta e por esta captados, sob pena de responderem, após amplo contraditório, perante as Turmas Disciplinares, pouco importando se recebem procuração direta do cliente ou substabelecimento.

É vedada a divulgação da advocacia em conjunto com outra atividade. Inteligência do art. 16 do EAOAB. Precedentes da Primeira Turma: E-4.055/2011, E-4.314/2013, E-4.617/2016 e E-4.643/2016.

Proc. E-5.076/2018 - v.u., em 26/07/2018, do parecer e ementa do Rel. Dr. FÁBIO DE SOUZA RAMACCIOTTI, Rev. Dr. JOÃO LUIZ LOPES - Presidente em exercício Dr. CLÁUDIO FELIPPE ZALAF."

Fonte: Migalhas

  • Sobre o autorAssessoria e Consultoria Jurídica em Direito Imobiliário
  • Publicações7
  • Seguidores63
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações981
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-imobiliarias-e-administradoras-de-bens-nao-podem-ofertar-servicos-advocaticios-para-seus-clientes/618621379

Informações relacionadas

Jucineia Prussak, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Ação de Cobrança

Dr Vinícius Fonseca Nunes, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Notificação Extrajudicial de Cobrança

Arthur Maciel Maia, Advogado
Artigosano passado

Qual a importância do Advogado para o corretor de imóveis e imobiliárias?

FIDALGO GOMES ADVOCACIA, Advogado
Artigoshá 9 anos

Administração de imóvel

Correio Forense
Notíciashá 8 anos

Dono de imobiliária não pode advogar para clientes da empresa, diz OAB-SP

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)